domingo, 18 de novembro de 2007

Aquecimento global, ficção ou realidade?!

Bem, alguém deve ter visto o Fantástico, certo? Quem prestou atenção deve ter visto a matéria sobre cientistas que participaram de um documentário alegando que o aquecimento global é uma farsa. Durante a semana foi li no Jornal do Brasil a divulgação da pesquisa e relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) sobre as condições do nosso planeta. Lá os cientistas mostram as consequências das mudanças radicais de temperatura. Segundo eles grande causadora do efeito estufa, e consequentemente do aquecimento global, é a grande emissão de gases, sendo o principal o gás carbônico. Eles defendem que os governos devem tomar posicionamento firme e imediato no estabelecimento e diminuição da emissão de gases.

Por incrível que pareça, são os governos que indicam cientistas renomados para integrar esse grupo de pesquisa. Mas na hora dos governamentais receberem as informações e cumprirem sua parte, eles ignoram e se negam a tomar as decisões. Muitos países querem que o texto do relatório seja reformulado, citando o jornal, "suavizando" a culpa dos países nesse caos ambiental. Ou seja, pura incoerência, uma tentativa de menosprezar e de certa forma censurar a pesquisa, ou seja, manipular a divulgação de seus resultados.

Outra corrente de cientistas, do tal documentário que diz que essa história de aquecimento global é uma farça, realmente defende e acredita nisso, ou seja, não acham que a mudança climática é tão grave quanto dizem, e que isso seja realmente consequência da emissão de gás carbônico. Pelos estudos desses, antes mesmo do "boom" da emissão de gazes, já era perceptível o aumento da temperatura do planeta, ou seja, não são os gazes responsáveis pelo aumento da temperatura. Ainda por cima dizem que é justamente ao contrário, ou seja, que o aumento da temperatura que é responsável pelo aumento da concentração de gazes nocivos.

Mas afinal de contas, o que é ou não verdade? Existe mídia e discussão defendendo ambos os lados. Qual a causa, qual o efeito real disso tudo não sabemos (ainda) - ou muitos não querem realmente explicar. Mas o que sabemos e o que sofremos são as consequências: sim, a temperatura está aumentando (ou baixando em determinadas regiões), florestas sumindo, geleiras descongelando, inundações, furacões, maremotos... isso é inegável.

Já está mais do que na hora de tomarmos consciência de que estamos num caminho que a princípio não está nos mostrando saída. Pode continuar aumentando 1 graus nos próximos 125 anos ou pode aumentar 1 grau a cada ano! Cada vez mais estamos impedindo nosso planeta de respirar, tampando sua "pele" com estradas asfaltadas, um imenso tapete de petróleo quase impermeável. Deixa de existir mais terra e floresta, para ter mais asfalto, concreto, edificações, pessoas. Pessoas que não terão memória que que é por pés no chão. Estamos "encapando" nosso planeta, estamos aos poucos nos destruindo. E isso tem que parar. Devemos pensar soluções para diminuir a emissão de poluentes, fazer uso e consumo consciente de bens duráveis ou não. Devemos fazer uso consciente de nós mesmos e do nosso planeta, pois é o que somos... para poder então poder sonhar com o amanhã.

4 comentários:

Cristiano disse...

Cara... Eu quero!! Imagina jogar aquele War, muito foda!!

Aí, volta no meu site e vê a piadinha do "Genki Dama" com o Corinthias.

Cristiano disse...

Cara, eu tinha visto o video do maluco do tropa dando uma surra no camelo, é engraçadissimo... hehe

Sobre a série, mesmo sendo na globo, por um momento vou ter que deixar toda a minha raiva com a mesma de lado, e vou ter que assistir, eu gostei muito do filme. Mas assim, o horário de tv aberta é uma merda, nunca começa no horário, é quebrado, atrapalha pra quem quer ver outra coisa antes ou depois do programa em outro canal, enfim há uma chance de até lá eu ver baixando, pq eu conheço uns sites que colocam os programas da tv aberta na internet, então nem vai ser tanta obrigação assim ver na globo... hehe.

Cara, quando sair o dvd oficial do tropa eu vou baixar... Digo comprar (é ruim hein...) hehe, e se tu quiser eu te empresto. Abraços.

Unknown disse...

Obrigado pela visita!
Volte sempre e vamos trabalhar juntos!
MSN: dmaceiras@hotmail.com

Bárbara disse...

Olá Rogério.

Obrigada por visitar o meu blog. Realmente o vídeo é impressionante. Fico imaginando a paciência para fazer todo o stop motion.

Abs